Pouca gente sabe que o Trade Marketing é uma das principais ferramentas para definir o sucesso empresarial de um produto, serviço ou ponto de venda. Se você quer que seu empreendimento venda mais, é uma boa ideia continuar lendo esse artigo para aprender mais sobre o assunto!

O que é o Trade Marketing?

Para poder entender o que é Trade Marketing, precisamos primeiro entender o que é o marketing e qual o seu objetivo.

Em poucas palavras, marketing é o conjunto de técnicas para fazer com que um produto seja vendido. Ponto final.

Essas técnicas são variadas: você pode simplesmente mostrar o produto num outdoor, pode fazer diferentes comerciais para mostrar como ele é útil, pode pagar celebridades para que usem e recomendem o produto… enfim, existem diferentes vertentes, mas todas com o mesmo objetivo: vender algo.

Para explicar melhor o funcionamento do Trade Marketing, vamos supor que você seja um empresário que produza comida congelada para vender em supermercados.

Portanto, seu produto é a comida congelada, enquanto o ponto de venda é o supermercado. O Trade Marketing será, então, o conjunto de técnicas que você utilizará para que o seu produto seja vendido nesses supermercados, englobando (mas não se limitando) embalagem do produto, cores utilizadas, imagens escolhidas.

Como usar o Trade Marketing para o seu negócio

Antes de falar sobre como o Trade Marketing pode ser utilizado para o seu negócio (mesmo que você necessariamente não produza algo que será vendido em outro lugar, mas detenha um ponto de venda, como um restaurante), vamos conversar sobre alguns dados muito interessantes sobre o assunto.

Você sabia que, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, cerca de 52% dos brasileiros compra por impulso? Ou seja: mais de metade dos brasileiros compra alguma coisa porque foi estimulado de alguma forma quando estava de frente com o produto ou o serviço.

Além disso, grande parte das decisões de compra costuma ser feita no próprio ponto de venda. O que isso significa? Significa que as pessoas decidem entre o produto A ou B quando estão dentro do supermercado – ou em algum outro tipo de ponto de venda.

Portanto, o impacto que o seu produto ou serviço causa nos consumidores no ponto de venda é mais do que essencial para que você feche a venda. Assim, o uso de Trade Marketing se faz muito necessário – até mesmo essencial – para o sucesso comercial de qualquer empreendimento.

O primeiro passo para utilizar bem o Trade Marketing é chamando a atenção do cliente para o seu produto, numa infinidade de concorrentes. Apele para totens e displays automontáveis, balcões de degustação, promotores de vendas e outros recursos para captar a atenção do consumidor para o que você tem a oferecer.

Com a atenção conquistada, o segundo passo é convencer o cliente da compra. Apelar para o seu impulso e se mostrar melhor que a concorrência. Existem muitas formas de fazer isso: contar com um promotor para convencer o cliente, oferecer amostras grátis, oferecer vantagens em relação à concorrência…

Convencido de que o Trade Marketing é uma das ferramentas mais importantes que você terá em suas mãos, como empresário? Se você gostou do nosso artigo, não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para saber o que os seus amigos pensam disso!