A administração do restaurante exige que o gestor consiga conciliar uma diversidade de tarefas diárias. Muitos vão à feira comprar os ingredientes mais frescos, fazem a contabilidade, acertam o fluxo de caixa e ainda ajudam no atendimento ao cliente. Gerenciar o tempo é tão importante quanto gerenciar o negócio, por isso, é importante ter um bom planejamento para que nenhuma tarefa fique para trás, o que pode acarretar em uma queda no desempenho do seu empreendimento. Confira agora algumas dicas para gerenciar o tempo e administrar bem o restaurante!

Planeje o máximo possível

Quem tem uma agenda lotada sabe que se não houver o mínimo de planejamento todas as tarefas vão ficando confusas, mal alocadas no seu dia e podem acontecer erros cruciais, como agendar uma reunião com os sócios no mesmo momento em que você havia planejado atendimento a um fornecedor importante. Coloque no papel (de preferência em uma planilha eletrônica ou software de gerenciamento de agenda e tarefas) todas as atividades que fazem parte da sua rotina e que serão repetidas várias vezes na semana.

Pense os horários nos quais você executa essas demandas e observe se há espaço para melhorias nessa alocação de tarefas e planeje um tempo livre por dia para que seja possível agendar tarefas que aparecem de última hora ou aquelas indesejáveis demandas, como ir ao banco.

Elenque as prioridades

Você gosta muito de fazer a feira e escolher os melhores produtos, mas o tempo está curto e existe um funcionário que pode fazer isso por você? Então chegou a hora de delegar para produzir mais. Por mais que existam tarefas que nós gostamos de fazer ou que parecem que não são feitas com a mesma objetividade se não são cumpridas por nós, é importante que um gestor de restaurante elenque prioridades. Para isso, consulte suas tarefas e veja quais são aquelas que precisam de mais atenção e que requerem a sua presença e quais são as que podem ser delegadas a funcionários de confiança ou outros gestores.

É certo que todas as tarefas são importantes, mas a gestão de tempo faz com que seja necessário abrir mão de certas ocupações para dar prioridade às outras que são fundamentais para manter tudo em ordem.

Saiba delegar tarefas

Para completar o tema acima, é importante que o gestor saiba delegar tarefas. Procure os funcionários que trabalham diretamente com você e passe suas experiências para ele, explique como você gosta cumprir algumas demandas e ouça o que ele tem a dizer. Às vezes esse funcionário de confiança pode trazer alguma técnica ou ideia que melhore o trabalho.

Faça a ordem do dia

Lembre-se de deixar as tarefas mais complexas para o início da sua jornada de trabalho. É de manhã que as energias acumuladas e que o cérebro funciona melhor (lembre-se que fazer uma boa refeição pela manhã é fundamental para que seu dia comece bem e com a disposição necessária).

Escolha a melhor forma de comunicação

Você fica muito tempo no telefone? Pois, saiba que escolher a melhor forma de se comunicar faz seu dia menos complicado. Tarefas que exigem mais pessoalidade no diálogo requerem o contato face a face ou telefone, já tarefas mais simples e listas de demandas podem ser feitas por e-mail.

Essas são algumas dicas para administrar bem seu tempo e fazer a gerência do restaurante ainda mais fácil. Conhece mais alguma dica fundamental para a organização e gestão do tempo? Então compartilhe com os leitores nos comentários!