Em tempos de crise econômica a tendência é que as pessoas cortem despesas. Logo, os restaurantes veem sua frequência cair drasticamente. No entanto, é em uma situação adversa que a empresa tem a oportunidade de se diferenciar das demais e aumentar as vendas.

Comer fora pode ser considerado um gasto supérfluo ou uma necessidade. Cabe aos donos e gestores de restaurante mostrar que esse é um benefício do qual ninguém pode abrir mão.

De que maneira? Entregando um serviço tão primoroso que faça valer a pena cada centavo gasto em seu estabelecimento. Veja o que fazer para aumentar as vendas em seu restaurante!

Capriche no atendimento

De modo geral, a maioria das pessoas costuma fazer suas refeições em determinados horários do dia. Sendo assim, se dirigem todas ao mesmo tempo para os restaurantes e, por isso, estão habituadas a alguma espera. Mas, nada mais desagradável do que ter que esperar muito por uma mesa, especialmente quando o estômago reclama e o cheirinho da comida invade o ambiente. Trabalhe para reduzir esse tempo de espera.

Outra experiência nada agradável é ter que ficar esticando o braço para chamar o garçom. Por isso, é tão importante que seu restaurante tenha garçons na quantidade adequada para atender a demanda de clientes. E que eles fiquem atentos a cada movimento do cliente. Assim, fica mais fácil saber quando sua presença é necessária.

Crie vínculos com seu cliente

Muitos clientes de restaurantes são eventuais. Estão nas redondezas por causa de uma viagem, um trabalho ou outro motivo e escolhem seu estabelecimento. No entanto, a maior parte da clientela é formada por pessoas que voltam com frequência. Faça com que elas tenham ainda mais vontade de voltar.

E, principalmente, faça com que aqueles que o visitam pela primeira vez tenham motivos para acreditar que vale a pena enfrentar o trânsito ou um caminho mais longo para terem o prazer de desfrutar de um ambiente agradável, de uma excelente comida e se sentirem especiais.

Chame o cliente pelo nome, descubra suas preferências em termos de comida e bebida, ofereça cortesias, tenha um programa de fidelidade.

Transforme sua equipe em excelentes vendedores

Não apenas os garçons, mas toda sua equipe deve ter uma postura proativa para as vendas. Afinal, o sucesso profissional de cada um está vinculado ao sucesso do restaurante que, por sua vez, significa casa cheia e muitos produtos consumidos.

Por isso, é tão importante que todos estejam preparados para oferecer os produtos da casa, para dar as informações que o cliente deseja e atender-lhes as demandas. Seus colaboradores devem ter como uma das características principais o prazer em servir.

Crie promoções atraentes

Ao criar as promoções procure pensar sob o ponto de vista do cliente: “como eu me sentiria ao tomar conhecimento dessa promoção: valorizado ou com a sensação de ser passado para trás”? Porque, muitas vezes, é essa a impressão deixada por muitas promoções por aí em que só a empresa ganha.

Promoção eficaz é aquela em que os dois lados ganham. Ah! E não se esqueça de um detalhe importantíssimo: ao pensar em promoções para atrair novos clientes, não se esqueça de valorizar também os antigos.

Lembre-se de divulgá-las nas suas redes sociais. Vale ressaltar que as mídias sociais devem conter sempre conteúdos relevantes para os seus clientes.

Cuide da comunicação visual de seu restaurante

Saiba que o ponto de venda, ou seja, o espaço físico de seu restaurante, pode contribuir (e muito!) para aumentar as vendas. Isso se ele for orientado para tal. Como fazer isso?

Usando a comunicação visual na dose certa, considerando a linguagem, tamanho, cores. Ao mesmo tempo em que cria uma identidade para sua empresa, as peças comunicam seus valores, sua proposta de negócio.

Totens automontáveis e cavaletes com campanhas promocionais,  são elementos que trazem identidade visual e chamam a atenção para uma promoção, um produto, um benefício para o cliente.

Uma excelente sugestão de estratégia de comunicação visual é o uso de jogos americanos personalizados que decora e protege superfícies onde acontecem as refeições, possuindo também um efeito um efeito divulgador de imagens, marcas e mensagens. É uma opção moderna e criativa para propagar a sua identidade visual ou promoções.

Agora que você já conhece algumas dicas para aumentar as vendas do seu restaurante, não se esqueça de deixar seu comentário com suas dúvidas e experiências.