Em setembro de 2015, um ucraniano chamado Jan Koum, criador e cofundador do WhatsApp, anunciou que o aplicativo de mensagens atingiu o número de 900 milhões de usuários, uma marca quase equivalente a toda população da América. O alto índice de popularidade fez com que a implementação do WhatsApp para empresas, que prestam atendimento a um público amplo, se tornasse uma estratégia impossível de ignorar.

Descubra a influência que tem o WhatsApp para empresas

A origem da tamanha influência do aplicativo sobre o modo como as pessoas se comunicam atualmente é reflexo, principalmente, de seus aspectos primários, como o fato de ser gratuito, permitir o envio de mensagens instantâneas requisitando apenas acesso à internet, além, propriamente, de vantagens como:

  • chamadas de voz;
  • interação através de browsers (para usuários Android);
  • integração com o Facebook.

Com isso, o WhatsApp passou a ser utilizado por um número cada vez maior de pessoas, tendo sido o aplicativo mais baixado no Brasil em 2015, segundo levantamento feito pela App Annie, empresa especializada em métricas de aplicativos. Sendo assim um excelente recurso para empresas de diversos segmentos.

Já pensou em como usufruir dessas vantagens para o seu negócio? Saiba a seguir como usar o app da melhor forma possível para interagir com seus consumidores.

Conheça algumas dicas para melhorar o uso desta ferramenta

Automatize respostas para sanar dúvidas

Quando muitos atendimentos via WhatsApp são prestados, é muito comum que ações recorrentes dos consumidores possam gerar estresse — como quando muitas pessoas compartilham de uma mesma dúvida —, consequentemente prejudicando a qualidade do atendimento.

Para manter um padrão de qualidade no atendimento, faça gravações de áudio informativas e esclarecedoras a ponto de sanar as dúvidas mais recorrentes. Atente-se à linguagem do cliente para que as dúvidas sejam realmente sanadas.

Não hesite em divulgar fotos e vídeos

O seu restaurante tem uma novidade que queira apresentar aos clientes? O seu bar está com uma decoração especial? Pretende promover uma promoção exclusiva para quem utiliza o app? Então compartilhe tudo isso com os clientes!

O melhor disso tudo é que a integração com o Facebook permite que conteúdos do WhatsApp sejam compartilhados na rede social instantaneamente, ou seja, seus próprios contatos poderão divulgar vídeos e fotos sabendo que parte dos amigos gostará deste conteúdo.

Armazene o máximo de informações possível

Uma empresa pode utilizar números de todas as operadoras, espalhados em vários aparelhos, etc. Porém, quando se trata de estabelecer contato com clientes via WhatsApp, é recomendado que se utilize um único número.

Assim, alguns processos organizacionais passarão a ser simplificados, como o próprio armazenamento de dados, visto que, salvando todos os contatos em um só chip/aparelho, serão menores as chances de existir qualquer tipo de confusão.

Entenda que existe hora certa para responder mensagens

É fundamental deixar esclarecido aos funcionários que é proibido prestar atendimento fora do expediente, sem qualquer tipo de exceção a nenhum cliente. A recomendação não se resume apenas ao controle no comportamento dos consumidores, mas sim ao quanto isso pode pôr em risco tanto o empregador quanto o empregado.

Para o funcionário isso pode ser uma prática abusiva, afinal, existe uma jornada de trabalho a ser cumprida rigorosamente. E caso o funcionário tenha ciência dos seus direitos, como horas extras — com adicionais noturnos, dependendo do horário —, suas ações podem ser comprovadas com as imagens das conversas.

Portanto, a primeira regra na implementação do WhatsApp para empresas deve ser o estabelecimento horários, visto que seja o único meio de evitar danos às partes. Esperamos que o artigo tenha sido de grande utilidade para que você aplique com sucesso o WhatsApp em seu negócio. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, curta a nossa página no Facebook e lembre-se sempre de unir o Marketing Digital com o Marketing Promocional.

Fica a dica!