Uma das maiores dificuldades do pequeno lojista é encontrar como se diferenciar da concorrência com um baixo investimento, em um momento econômico desfavorável. Como resolver isso? Cada vez mais empreendedores têm investido em técnicas de vitrinismo para atrair mais clientes à loja. Aprenda neste artigo dicas de como impactar os clientes à primeira vista por meio de sua vitrine!

Saiba por que usar o vitrinismo

A vitrine é a sua apresentação aos potenciais clientes: os transeuntes que não fazem parte de sua clientela fiel e que precisam ser atraídos. Uma exposição bem planejada e cuidada transmite ao cliente a ideia de uma loja vibrante, com bons produtos e que vale a visita.

Grandes magazines como: C&A, Marisa, Hering, Riachuelo e Renner fazem isso. Eles investem em um visual diferenciado para chamar a atenção do público.

Organize o espaço

Em primeiro lugar, uma boa vitrine tem de ser organizada espacialmente: não podem haver muitos espaços vazios nem um acúmulo de produtos arranjados de qualquer maneira. Especialistas recomendam deixar um espaço mínimo de 10 centímetros entre os elementos expostos, além de deixá-los em diferentes alturas de exposição, criando um dinamismo visual.

Ilumine bem a vitrine

A iluminação é um item indispensável na exposição dos seus produtos. Uma vitrine mal iluminada traz a sensação de abandono e frieza. Existem dois tipos principais de luzes: brancas (frias) e amarelas (quentes). Use as luzes brancas para a iluminação geral e deixe as amarelas para usar como foco em produtos de destaque.

Tenha uma boa paleta de cores

O excesso de informações visuais, assim como sua falta, prejudica o apelo da vitrine. Invista em uma paleta com no máximo 5 cores por vez. Uma dica interessante para o equilíbrio cromático é definir uma cor base predominante, uma cor complementar para ser a secundária e mais três cores neutras ou tons suaves da cor base para compor pequenos elementos.

Invista na decoração

A decoração é importante para compor o plano de fundo de sua exposição, criando um suporte visual para o destaque dos produtos. Para isso, é essencial que os itens decorativos não ofusquem ou sejam mais chamativos que os produtos em si. Datas especiais, por exemplo, permitem usar e abusar da criatividade e criar temáticas interessantes de apresentação.

Use materiais promocionais

O uso de materiais promocionais como adesivos de vitrine, cubos e totens aumenta o efeito chamativo, avisando ao cliente sobre promoções temáticas, produtos com preço especial, etc. É uma técnica largamente utilizada pelas gigantes do varejo de roupas. No entanto, não é necessário que o pequeno lojista invista na criação de um layout novo.

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Mantenha sua vitrine bem cuidada e renovada

Não há vitrine que resista ao descuido e falta de manutenção. Troque periodicamente os produtos expostos, além de fazer uma limpeza completa do ambiente de exposição. Sempre cheque os pontos de luz e se todos os itens estão corretamente precificados e disponíveis em estoque.

Neste artigo, vimos dicas práticas de vitrinismo para o pequeno lojista que busca diferenciação no mercado. Com este passo a passo e um pequeno investimento em materiais promocionais, sua vitrine atrairá uma base fiel de clientes para seu empreendimento.

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