Visual Merchandising

O visual merchandising é uma prática essencial para destacar o produto e incentivar a compra no PDV. Para isso, o layout e a comunicação das peças devem ser trabalhados de forma a atrair o consumidor e transmitir a identidade da marca.

Existem diversas opções no mercado desenvolvidas com diferentes tecnologias e para finalidades específicas. De acordo com o objetivo do seu cliente, uma peça pode ser mais adequada para expor o produto e gerar mais resultados no ponto de venda do que outra.

Pensando nisso, fizemos uma lista de 10 peças de visual merchandising que você precisa conhecer. Confira a seguir:

1 – Faixas de gôndola

Também conhecida como Réguas de Gôndola, elas são pequenas peças retas ou dobradas em L colocadas junto ao produto no ponto de venda. A Faixa da Gôndola tem como objetivo atrair a atenção do consumidor para aquilo que está sendo exposto e diferenciar a marca entre seus concorrentes.

Essa peça de visual merchandising é basicamente a extensão do produto no PDV, por isso, deve enfatizar características, promoções e diferenciais da marca diante das similares. Além disso, o material deve possuir alta qualidade de impressão e acabamento, caso contrário, o efeito final não transmitirá uma sensação adequada para o consumidor.

2 – Stopper

Os Stoppers podem assumir diversos tamanhos e formatos, porém, devem estar instalados sempre na altura dos olhos do consumidor. Essa peça é aplicada de forma perpendicular às prateleiras e gôndolas para que se sobressaia no ponto de venda.

O Stopper é um material altamente eficaz para chamar a atenção do consumidor para alguma promoção ou lançamento. Novamente, é importante que o material seja de alta qualidade para que não se deteriore rapidamente no PDV.

3 – Clip Strip ou Fita Cross

A Fita Cross consiste, basicamente, em uma tira em que são exibidos os produtos que precisam ter uma saída maior no ponto de venda. Uma ótima forma de utilizar essa peça de visual merchandising é cruzando o produto exposto com outros que complementem o seu uso. Uma marca de queijo ralado, por exemplo, pode ser colocada no corredor de massas ou molhos em um Clip Strip para incentivar o seu consumo.

É importante personalizar a Fita Cross com a identidade visual da marca e destacar os principais diferenciais do produto. A peça costuma obter excelentes resultados no PDV, pois incentiva a compra por impulso, além de ser bastante versátil.

4 – Adesivo de Chão

O Adesivo de Piso é uma peça que precisa ser desenvolvida com bastante cuidado, já que ficará posicionada em um local onde as pessoas passam o dia todo e a necessita de qualidade para que ele não desmanche ou descole com facilidade.

Procure por Adesivos de Chão laminados com protetores antiderrapantes para evitar acidentes no local e proteger a imagem impressa. A mensagem deve possuir alto impacto e conter elementos visuais que chamem a atenção de quem estiver transitando pelo PDV. O ideal é que o adesivo seja aplicado em frente ou próximo ao local em que o produto está exposto.

5 – Wobbler

O Wobbler é o “pop-up” do ponto de venda. A peça é fixada em prateleiras ou displays de forma a se sobressair no ambiente e seus formatos podem variar de acordo com a necessidade ou a mensagem que precisa ser transmitida.

O Wobbler também deve ser posicionado na altura dos olhos. A peça é ideal para anunciar lançamentos, promoções e vantagens de adquirir determinado produto. A mensagem deve ter alto impacto, ser objetiva, chamar a atenção e despertar o interesse do consumidor no produto.

6 – Móbile Promocional

O Móbile é uma peça de visual merchandising que fica suspensa no PDV por fios de nylon, o que faz com que eles mudem de posição de acordo com o vento e permite a utilização de diversas mensagens.

São peças de alto impacto e grande eficácia, uma vez que, por estarem pendurados, possuem grande visibilidade no PDV e chamam a atenção do consumidor.

7 – Totens

Os Totens são itens de visual merchandising bastante versáteis, por isso, existe mais de um tipo da peça disponíveis no mercado.

Totem Promocional

O Totem Promocional é uma peça que chama bastante a atenção dos consumidores no ponto de venda, por isso, seu impacto é alto.

A peça é indicada para uso quando há necessidade de reforçar a presença da marca ou despertar o interesse do consumidor por algum produto. É possível personalizar totalmente o Totem, tanto no formato quanto nas cores e mensagens que precisam ser exibidas.

Totem Dobrável Elíptico Automontável

O Totem Dobrável é ideal para stands em feiras ou ações promocionais que precisam de alto impacto na comunicação. Procure por peças que usem a tecnologia Faster Displays, que produz displays automontáveis e levam apenas de 1 a 5 segundos para serem instalados. Esse tipo de material é excelente, pois diminui custos com transporte e equipe e facilita a agilidade na execução da ação.

Totem Pessoa

O Totem Pessoa é mais efetivo quando desenvolvido em tamanho real e possui impressão e corte de alta qualidade. Essa peça é bastante interativa e ideal para divulgar promoções e lançamentos de produtos. Sua efetividade é grande justamente porque chama a atenção, as pessoas tiram foto ao lado do Totem Pessoa para postar nas redes sociais, e é uma forma criativa e inusitada de intervenção no PDV.

8 – Display de Chão

Também conhecidos como expositores, os Displays de Chão são ideais para destacar produtos em promoção e dar mais mobilidade para a marca no ponto de venda. São excelentes peças de visual merchandising para incentivar o consumo imediato.

A peça também pode ser encontrada com a tecnologia Faster Displays em displays  com montagem automática, fazendo com que o transporte, montagem e instalações sejam mais baratas, rápidas e simples.

9 – Banner promocional

Talvez uma das peças mais conhecidas no visual merchandising, o Banner Promocional é um clássico do ponto de venda e de eventos e feiras. Os Banners são portáteis, duráveis e com utilização fácil, já que sua versatilidade permite com que eles sejam usados em diversos locais e por mais de uma vez.

10 – Cubos

Já ouvir falar em Cubos como peça de PDV? Saiba que esse também é um formato de grande impacto e bastante criativo para chamar a atenção e expor produtos e serviços.

Os Cubos podem ser utilizados em vitrines ou, até mesmo, pendurados como móbiles. Como são peças pequenas e leves, são bastante versáteis e práticos.

Agora que você já conhece as principais peças de visual merchandising, elaborar uma ação eficiente e de alto impacto ficará muito mais fácil. Gostou dessa dica? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo do visual merchandising!