Pouca gente sabe que o Trade Marketing é uma das principais ferramentas para definir o sucesso empresarial de um produto, serviço ou ponto de venda. Se você quer que seu empreendimento venda mais, é uma boa ideia continuar lendo esse artigo para aprender mais sobre o assunto!

O que é o Trade Marketing?

Para poder entender o que é Trade Marketing, precisamos primeiro entender o que é o marketing e qual o seu objetivo.

Marketing é o conjunto de técnicas para fazer com que um produto seja vendido.

Essas técnicas são variadas: você pode simplesmente mostrar o produto num outdoor, pode fazer diferentes comerciais para mostrar como ele é útil, pode pagar celebridades para que usem e recomendem o produto… enfim, existem diferentes vertentes, mas todas com o mesmo objetivo: vender algo.

Para explicar melhor o funcionamento do Trade Marketing, vamos supor que você seja um empresário que produza comida congelada para vender em supermercados.

Portanto, seu produto é a comida congelada, enquanto o ponto de venda é o supermercado. O Trade Marketing será, então, o conjunto de técnicas que você utilizará para que o seu produto seja vendido nesses supermercados, englobando (mas não se limitando) embalagem do produto, cores utilizadas e imagens escolhidas.

Como usar o Trade Marketing para o seu negócio

Antes de falar sobre como o Trade Marketing pode ser utilizado para o seu negócio, vamos conversar sobre alguns dados muito interessantes sobre o assunto.

Você sabia que, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, cerca de 52% dos brasileiros compra por impulso? Ou seja: mais de metade dos brasileiros compra alguma coisa porque foi estimulado de alguma forma quando estava de frente com o produto ou o serviço.

Além disso, grande parte das decisões de compra costuma ser feita no próprio ponto de venda. O que isso significa? Significa que as pessoas decidem entre o produto A ou B quando estão dentro do supermercado – ou em algum outro tipo de ponto de venda.

Portanto, o impacto que o seu produto ou serviço causa nos consumidores no ponto de venda é mais do que essencial para que você feche a venda. Assim, o uso de Trade Marketing se faz muito necessário – até mesmo essencial – para o sucesso comercial de qualquer empreendimento.

O primeiro passo para utilizar bem o Trade Marketing é chamando a atenção do cliente para o seu produto, numa infinidade de concorrentes. Apele para totens e displays automontáveis, balcões de degustação, promotores de vendas e outros recursos para captar a atenção do consumidor para o que você tem a oferecer.

Com a atenção conquistada, o segundo passo é convencer o cliente da compra. Apelar para o seu impulso e se mostrar melhor que a concorrência. Existem muitas formas de fazer isso: contar com um promotor para convencer o cliente, oferecer amostras grátis, oferecer vantagens em relação à concorrência…

Convencido de que o Trade Marketing é uma ferramenta poderosa para alavancar vendas?