As redes sociais fazem parte do dia a dia de muita gente. Não importa se é no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra, cada vez mais pessoas se viciam nestas plataformas, ficando de olho nelas tanto no computador como no celular. Este cenário representa uma excelente oportunidade para donos de restaurante encontrarem o seu público e obterem sucesso.

No entanto, para que as redes sociais funcionem a favor do seu negócio, é muito importante agir de forma estratégica. Afinal, uma decisão errada pode ter consequências bem negativas para o seu negócio. Foi pensando nisso que decidimos reunir alguns pontos importantes para trabalhar estas plataformas para o seu restaurante.

Veja a seguir como utilizar as redes sociais no marketing do seu restaurante:

1. Entre para as redes sociais certas

Não é só de Facebook e Twitter que vive o mundo das redes sociais. Para começar, estabelecimentos como restaurantes têm muito a ganhar tendo presença em plataformas como o Foursquare e o TripAdvisor. Vale a pena considerar outros serviços de buscas de locais, também, como o Google Meu Negócio. Avalie o comportamento do seu público e tente imaginar quais redes sociais ele frequentaria. A partir daí, você precisa criar as páginas e perfis adequados para o seu restaurante, usando o nome correto e o logo da sua marca. Aproveite para colocar links para as redes sociais no site do seu estabelecimento.

2. Monte um planejamento

Tudo na vida requer planejamento, e com as redes sociais do seu restaurante não é diferente. Determine quais são os seus objetivos e desenvolva os planos que você vai usar para atingi-los. É agora que você deve listar todas as redes sociais onde acredita que o seu restaurante deva ter presença e escolher o tipo de linguagem que será adotado nos posts e nas mensagens. O seu estabelecimento precisa ter uma imagem padronizada nas redes sociais para valorizar a sua marca. Nesta etapa, é importante ficar de olho nas datas comemorativas relacionadas ao seu negócio e preparar conteúdo relacionado.

3. Timing é tudo

Os hábitos do seu público são determinantes para o trabalho que você vai fazer nas redes sociais. Por exemplo, considere o horário do almoço. É muito mais estratégico realizar publicações por volta das 11 horas da manhã, que servem para começar a abrir o apetite da sua audiência. Os usuários ficam muito mais propícios a visitar o seu restaurante desta forma. Graças às ferramentas de publicação do Facebook e do Hootsuite, você nem precisa ter muito trabalho: basta agendar o conteúdo que o post entra na hora marcada. Também vale a pena pensar em impactar a hora do jantar, depois das 18 horas.

4. Converse com seu público

A sua presença nas redes sociais não deve ser apenas de autopromoção. Lembre-se que o seu público pode usar este canal para se comunicar com você, então é preciso ficar de olho nos comentários e nas mensagens recebidas. Afinal, se alguém lhe enviar um contato e não obter retorno, a situação vai passar uma péssima imagem do seu restaurante. E mais: velocidade é de vital importância. Quem faz uma pergunta pela manhã pode visitar o seu estabelecimento dali a algumas horas para o almoço se tiver sua dúvida respondida prontamente. No caso contrário, se você demorar para responder, pode até perder o cliente em potencial.

5. Disponibilize seu cardápio

As chances de conquistar mais público aumentam bastante se você dar a ele todas as ferramentas que precisa para escolher o seu restaurante. Portanto, trate de disponibilizar o seu cardápio online nos seus perfis nas redes sociais. Se é um arquivo PDF ou um link para o seu site, não importa: só é essencial que fique em destaque e facilmente acessível para o seu público. Não exagere no tamanho, mantendo-o em um número baixo de páginas para não sobrecarregar a atenção do seu visitante. Além disso, certifique-se sempre de incluir um link para o cardápio quando fizer posts dos pratos que você serve.

6. Use e abuse de fotos

Os seres humanos são criaturas visuais e o impacto de uma foto é substancialmente maior do que simplesmente textos. Portanto, disponibilize um bom número de fotos dos seus pratos para cativar a sua audiência. Lembre-se também de como é importante ter um ensaio fotográfico de qualidade dos itens do seu cardápio e não apostar em uma solução amadora. Com o alto potencial de compartilhamento nas redes sociais, estas fotos podem chegar muito longe. Dê o tratamento adequado para estes imagens, como ajuste de exposição, brilho e contraste necessários para cada situação.

7. Administre bem as críticas negativas

Eventualmente, todo mundo acaba recebendo um comentário negativo. No entanto, não entre em pânico. As redes sociais servem para transmitir transparência, então nem pense em excluir todos os comentários negativos para ficar apenas com os positivos. Considere estas mensagens na sua estratégia e, se tiverem fundamento, implemente as mudanças necessárias. Quanto às avaliações postadas, responda sempre de forma educada e ponderada. Uma crítica ruim tem pouco impacto na vida de um restaurante, mas reagir mal a uma situação como esta pode ser desastroso se viralizar.

8. Monitore o que é dito nas redes

Além de terem o poder de trazer um público novo para o seu restaurante, as redes sociais também são ferramentas excelentes para monitorar o que é dito sobre o seu negócio. A maioria das plataformas possui um sistema de buscas, onde você pode fazer pesquisas pelo nome do seu estabelecimento. A partir daí, você pode usar o perfil da marca para interagir com as pessoas. Busque também palavras relacionadas ao tipo de gastronomia do seu restaurante ou por algum tipo de prato que você serve para encontrar quem está falando nisso naquele momento. Esta é uma forma certeira de atingir um público que já está interessado no seu produto e só precisa que você interaja com ele.

Ao seguir estas dicas, você vai poder aproveitar todo o potencial das redes sociais para trazer mais sucesso ao seu restaurante. Que outras formas você conhece de utilizar o marketing digital no seu negócio? Conte para a gente nos comentários a seguir.