Independentemente de tamanho ou área de atuação, um objetivo em comum une todos os negócios: aumentar o número de vendas e prosperar no mercado. Contudo, para chegar a bons resultados é necessário fazer mais do que oferecer os melhores preços. É preciso saber promover e estudar as melhores formas de expor os produtos nos pontos de venda (PDV). Ou seja, esforço, dedicação e pesquisa são atitudes fundamentais para promover seu negócio.

São muitas as possibilidades para criar e incrementar a comunicação visual do espaço e da sua marca. Para que seu projeto obtenha sucesso, separamos no post de hoje algumas dicas objetivas e práticas. Confira!

Trace uma estratégia para expor produtos no PDV

Você já parou para observar os principais fatores para expor produtos no PDV de forma eficaz? São várias características, como tipo de material, cores e formatos, que devem ser levadas em conta com o propósito de atingir o público-alvo.

Pesquise e entenda quais as motivações e hábitos que fazem com que um cliente escolha uma marca em vez de outra. A resposta mais óbvia recai sobre o preço, mas o design pode também ser um fator de atração.

O papel da comunicação visual é oferecer um reforço da própria mensagem de marketing da marca e evidenciar os benefícios que aquele produto apresenta dentro do universo do seu público-alvo. Você deve se perguntar que tipo de consumidor vai entrar no PDV. Já existem, inclusive, algumas pesquisas e tendências de consumo que podem ajudá-lo na hora de elaborar a estratégia para os seus produtos.

Um exemplo clássico são os displays de doces e refrigerantes próximo aos caixas — que atraem, principalmente, as crianças acompanhadas por seus responsáveis — e de lâminas para barbear e preservativos masculinos. Embora sejam para públicos distintos, os dois tipos de display são compras por impulso, ou seja, aquelas que não planejamos, mas que captam a atenção do cliente a ponto de fazê-lo levar a mercadoria para casa sem parar para pensar muito.

Mapeie o espaço disponível

Não adianta elaborar uma estratégia sem prestar atenção ao espaço onde essa campanha vai se inserir. Esse é um erro bastante cometido na hora de expor produtos no PDV. Embora as intenções sejam as melhores e o investimento tenha sido alto, a falta de observação atenta dos espaços acaba transformando os materiais em poluição visual.

Converse com os donos e gerentes do ponto de venda para que, juntos, vocês tomem as decisões para a disposição dos materiais dentro do PDV. Preste atenção às regras e normas de circulação e o posicionamento junto às marcas dos competidores e tenha cuidado para não impedir ou dificultar o acesso das pessoas, incluindo aquelas que têm necessidades físicas especiais.

Escolha os melhores formatos

De posse das informações sobre o público a ser atingido e do espaço disponível para o seu projeto, é chegada a hora de escolher os formatos que mais se adequam à campanha ou ação. É nesse momento que você e sua equipe devem traçar um paralelo entre os objetivos da marca e o universo do seu cliente em potencial.

Voltando ao exemplo anterior, temos em um mesmo espaço gôndolas de doces, refrigerador, displays para lâminas de barbear e preservativos masculinos. O macete está justamente na escolha dos formatos. Para as crianças, disponibilize displays com altura reduzida e prateleiras baixas de fácil acesso. Fora do alcance dos pequenos e próximo ao olhar atento dos caixas ficam os produtos voltados aos adultos.

Não tenha medo de chamar a atenção

Quando falamos em promoção, é fundamental chamar a atenção. Portanto, não tenha medo de elaborar peças gráficas e displays grandes, fortes, com cores contrastantes que obedeçam ao universo da marca e aos anseios do público-alvo.

Você pode, inclusive, aproveitar esse espaço para poder adicionar valor à sua campanha com a adição de um cupom, folder ou flyer, bem como para mostrar o produto em questão em uso.

Seja didático: mostre a mercadoria em uso, crie divisões para diferentes tipos do mesmo produto (por exemplo, biscoitos sabor chocolate, morango e abacaxi, cada um com o seu espaço indicado por cores), inclua comparações e benefícios.

Indique a presença da sua marca em diferentes ambientes

Dependendo do ambiente em que serão feitas as suas ações de merchandising, o foco não pode ser exclusivamente no lugar onde serão expostos os produtos. É fundamental indicar a presença de marca em outros locais em que exista um grande fluxo de pessoas. Pode ser a entrada da loja, o estacionamento etc. O importante é que eles também chamem a atenção do seu público-alvo, além de obedecer a mesma identidade visual do seu espaço.

Uma solução bastante adotada por diferentes marcas é criar caminhos que levem o consumidor até o seu ponto de ação. Para isso você pode utilizar uma combinação de pecas de comunicação visual (adesivos, banners, móbiles, cubos promocionais) para compor esse mapa até o espaço específico do merchandising. Dessa forma, você marca presença de forma contínua, evitando o esquecimento e o desvio da atenção do consumidor antes de chegar até a sua marca.

Conecte seu público às suas redes sociais

Hoje em dia não podemos ignorar poder do marketing digital. Que tal aliá-lo às suas estratégias tradicionais na hora de expor produtos no PDV? Aproveite a chance oferecida pelos materiais de comunicação visual para mostrar que a sua empresa está conectada com diversos canais para interação e comunicação junto à sua clientela.

Integrar os esforços através de sua presença no ponto de venda significa fortalecer a identidade também na mente do público, visando ampliar e melhorar os resultados de captação e fidelização de clientela.

Temos certeza de que você e sua equipe desejam criar campanhas e ações a fim de fortalecer e conquistar cada vez mais espaço em um mercado de muita concorrência. Não deixe de seguir essa e outras dicas que apresentamos aqui no blog para expor produtos no PDV e usar a comunicação visual como forma de atrair o público.

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