Logotipo Petink

COMUNICAÇÃO VISUAL

COMUNICAÇÃO VISUAL

Logotipo para bar: aprenda a criar o seu

Compartilhe:

logotipo para bar

A comunicação para os negócios é um segmento bastante amplo e que prevê uma série de diferentes ações para a empresa. Quando falamos de um estabelecimento comercial, como um bar ou restaurante, algumas partes ficam ainda mais evidentes. Uma delas é a comunicação visual, que inclui, entre outros elementos, o logotipo. Um bar é um lugar que naturalmente respira diversão, entretenimento e descontração, e por esses motivos um logotipo para bar precisa necessariamente transmitir esses sentimentos ao cliente.

Um logotipo é o tipo de material de comunicação que precisa apresentar a empresa de uma forma profissional e que, ao mesmo tempo, a diferencie de sua concorrência de tal forma que os clientes associem a imagem à empresa automaticamente. O logotipo vai representar o estabelecimento em todos os locais em que estiver presente.

Neste post nós vamos mostrar a você o que um bom logotipo para bar precisa ter, e por que esse trabalho é tão fundamental para a comunicação do seu negócio.

Por que investir em um logotipo para bar?

Muitas vezes, donos de estabelecimentos como bares e restaurantes acham que seu negócio não precisa de um logotipo profissional, em especial se for um negócio pequeno. Para entender melhor porque o seu bar precisa de um logotipo, vamos usar uma analogia que fará sentido para todos.

Pense em uma pessoa que não tem uma assinatura definida. Na conta bancária ela usa uma assinatura, na empresa usa outra, no contrato para aluguel do seu imóvel usa uma terceira, e nas questões familiares uma quarta opção. Todas bastante diferentes entre si. Sabe qual a consequência disso? Dificilmente essa assinatura será sempre associada a pessoa, já que em cada lugar ela se representa graficamente de uma forma diferente.

Com o logotipo de uma empresa a lógica é a mesma. O logotipo funciona como uma assinatura para o estabelecimento, e se o seu bar não tiver um bem definido, em cada lugar ele será representado de uma forma e dificilmente o nome será associado ao seu negócio.

O logotipo para bar é como a identidade, uma representação gráfica da empresa. Deve estar presente em todas as peças de divulgação e em todos os pontos de contato do cliente com o estabelecimento — seja em um material de divulgação ou na placa de entrada. Como uma assinatura, ele é a identidade visual e precisa seguir um padrão constante que facilite o reconhecimento e a associação do nome ao local. Esse trabalho sem dúvidas vai reforçar a imagem e ajudar o bar a ser lembrado pelos seus potenciais clientes sempre que eles quiserem consumir produtos do tipo que você oferece.

Principais características de um bom logotipo

Fundo

Nenhum logotipo para bar é criado para não ser usado em lugar algum. Isso inclui diferentes materiais gráficos e locais onde o logo será aplicado. Por esse motivo, o fundo é uma parte fundamental. Em outras palavras, é onde o logo será aplicado depois de pronto. Em que fundo será feita a aplicação?

Conceito

Sabendo como será a aplicação do logotipo, chega a hora de pensar na forma, já que existem infinitas possibilidades. O logo pode ter apenas desenho, texto, ambos, vários elementos gráficos ou somente um. Para entender do que estamos falando quando nos relacionamos ao conceito, é preciso entender dois pontos: identidade e coerência.

Provavelmente você já deve ter uma boa ideia do que quer passar para o cliente do seu bar com o logotipo. Tudo isso precisa acontecer de forma instantânea, e com apenas um olhar você precisa transmitir sua ideia. Para isso, o logotipo para seu bar precisa ser coerente com o conceito do local e transmitir a identidade do bar. Por exemplo, não faz o menor sentido um logotipo em estilo mexicano se o bar tem uma pegada irlandesa e serve comida europeia.

Lembre-se: é o sentimento que a identidade visual transmitir que vai atrair o público, e é por esse motivo também que ele é importante, afinal, você não quer atrair os clientes errados não é mesmo?

Cores

Entre as partes que ajudam o conceito do logotipo estão as cores, que, junto dos outros elementos visuais, vão transmitir os sentimentos para o cliente. O estudo das cores prevê que cada tom transmite diferentes sensações para as pessoas, por esse motivo, praticamente todas as redes de fast food usam as cores vermelha e amarela, pois estão relacionadas à fome e ao sentido de urgência. Para seu bar, a cor precisa transmitir o sentimento que faz sentido para o conceito do estabelecimento.

Fontes

Por fim, seu bar tem um nome, e esse nome precisa ser comunicado de alguma forma. A fonte que será usada para a escrita é outra escolha importante para um bom logotipo para bar. Nesse momento, é importante lembrar que a fonte escolhida precisa ser coerente com a mensagem que será transmitida pelo logo, e que o texto precisa ficar visível independentemente do tamanho da aplicação. Texto pequeno então, nem pensar!

No caso de mais de uma palavra no logotipo, vale a pena atentar-se também para a hierarquia entre elas. Por fim, lembre-se: o seu negócio é um bar e por isso a fonte não pode ser muito conservadora e quadradinha.

Melhores práticas na criação de um logotipo

De nada adianta ficar pensando em conceitos e fontes sem começar, de forma bem prática. Por isso, separamos para você algumas boas práticas que acreditamos serem um norte para a criação de um bom logotipo para bar.

1. Tire as ideias da cabeça

Podemos apostar que você tem várias ideias de como o logotipo de seu bar poderia ser, e para o trabalho funcionar bem essas ideias não podem ficar na sua cabeça. Para começar, nada melhor que um brainstorm. E lembre-se: nesse momento, nenhuma ideia é ruim!

2. Rabisque e rascunhe

Algumas ideias que você tiver na primeira etapa podem já vir com alguns pontos daqueles que falamos acima. Nessa hora, rabiscar e rascunhar as possíveis ideias é bom para deixar a ideia em um formato mais visual.

3. Pesquise pelo que já existe e busque referências

Você não quer que o logotipo do seu bar fique igual ao de um concorrente, ou mesmo parecido com outro estabelecimento que faça parte do segmento de bares e restaurantes. Uma pesquisa rápida já vai te permitir ver o que já existe e evitar as repetições, mesmo com estabelecimentos de outros lugares.

4. Contrate profissionais especializados

Por fim, a melhor opção para fazer um logotipo para bar perfeito para o seu negócio é contratar profissionais especializados, pois eles trabalham diariamente com isso, têm suas metodologias de desenvolvimento comprovadas e poderão propor a melhor solução para seu negócio. Enquanto eles fazem o logotipo, você pode investir no que faz de melhor: administrar o seu bar!

Se você tiver outras dúvidas sobre a construção de um logotipo para bar, deixe abaixo seu comentário que nós poderemos ajudar a solucionar!

Acesse, conheça nossas soluções e fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Siga a Petink nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn.

Cadastre-se e receba nossas novidades!