Você sabia que o design no PDV pode influenciar um consumidor a adquirir um produto ou serviço e ser o responsável por parte significativa das vendas de uma empresa?

Quando falamos em ponto de venda (PDV), nos referimos a uma grande variedade de tipos de loja, como supermercados, restaurantes e lojas. Independente do tamanho do estabelecimento ou do tipo de público que ele deseja atrair, o design é uma das ferramentas mais importantes para a propaganda de uma loja.

Afinal, a forma como o design no PDV é trabalhado é capaz de fazer com que o consumidor se encante com uma loja em um piscar de olhos — ou não. Confira, no artigo de hoje, a importância do design no PDV.

Processo do design no PDV

Para iniciar o processo do design no PDV, a pergunta mais importante a responder é: o que os meus clientes querem e o que minha loja irá oferecer?

Com base nas respostas obtidas, vamos contar uma história para o consumidor através da escolha das cores, iluminação, decoração e outros estímulos visuais. Para isso, é fundamental ter em mente que a loja precisa encantar o cliente e apresentar a resposta para o que ele busca.

É preciso levar em consideração o espaço disponível e necessário para acomodar o fluxo de clientes, produtos e materiais, uma vez que a estratégia de design no ponto de venda também inclui um bom aproveitamento dos espaços e o planejamento do fluxo dos consumidores dentro da loja.

Comprar em um local prazeroso e bem iluminado, com produtos expostos de forma adequada desperta o desejo do consumidor de frequentar o lugar com maior regularidade, o que significa adquirir seus produtos e/ou serviços de forma contínua.

Elementos do design no PDV

Além da decoração, o design no PDV envolve também a fachada da loja, a disposição dos elementos internos e o uso de materiais como totens, faixas de gôndola e displays. Esses materiais ajudam na comunicação e exposição de produtos e influenciam na decisão de compra de um consumidor.

Quanto mais criativos, mais eles chamam a atenção. O uso de imagens é, muitas vezes, mais eficiente que um texto para propagar uma informação e fazer com que o seu cliente absorva a mensagem. Totens de formato diferenciado, jogo americano personalizado, display de chão, faixas de gôndola, balcão de degustação e adesivos ajudam a reforçar a imagem da marca e a divulgar produtos e promoções.

Objetivos do design no PDV

Entre os principais objetivos de elaborar um design criativo e atraente para o seu ponto de venda podemos destacar alguns. São eles:

  • Fixar a imagem da marca;
  • Trabalhar a comunicação visual adequada para envolver o cliente e tornar o estabelecimento comercial um local único para ele;
  • Propagar os valores, produtos, serviços e promoções da marca.

Uma boa estratégia de design no ponto de venda pode, além de gerar mais credibilidade para os seus clientes, fazer com que o seu estabelecimento atraia e conquiste mais consumidores. Com essas dicas, sua loja com certeza vai envolver os consumidores em uma experiência de compra muito positiva.

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