O negócio vai bem, mas você ainda quer ver sua marca sendo reconhecida em qualquer lugar, por qualquer pessoa? Então você precisa desenvolver uma boa estratégia de fortalecimento de marca, explorar todo o seu potencial para atrair e fidelizar seus clientes, criar laços que vão além da simples transação comercial.

Parece um longo caminho a ser percorrido? Realmente ter uma marca forte e reconhecida não é algo que acontece do dia para a noite. Você precisa investir em ações de marketing e relacionamento, entender o que o seu público precisa e ser a solução que ele busca.

Como fazer isso? É o que nós veremos neste post!

Fortalecimento de marca: defina seu posicionamento

Antes de tudo você precisa definir seu posicionamento de mercado. Como você quer ser conhecido e reconhecido pelo público? A Coca-Cola, por exemplo, construiu sua marca em torno de momentos felizes, prazerosos para seus clientes. Tanto que o slogan “abra a felicidade” é o mais conhecido e repetido pelo mundo.

Inspire-se em grandes marcas e defina como você quer ver a sua mencionada daqui alguns anos. Sua empresa é jovem, descolada? Transmita essa imagem em todas as suas ações e mensagens. Ela é tradicional, vem crescendo de geração em geração? Mostre isso em cada passo que você dá para promover o fortalecimento de marca.

Unifique sua mensagem

Quando você tem um posicionamento de mercado bem definido, sabe exatamente que tipo de mensagem transmitir ao público para que ele reconheça sua marca em qualquer lugar e dê valor a ela. Mas essa mensagem não é apenas o conteúdo que você cria e compartilha, é também toda a identidade visual do seu negócio.

Do logotipo às cores utilizadas no seu estabelecimento, dos móveis à tecnologia empregada, do uniforme dos funcionários à organização de um ponto de venda, tudo comunica o que sua marca é, o que ela deseja ser e quais são seus valores e crenças.

Quando você integra todos esses canais de comunicação e transmite sempre a mesma ideia, fica muito mais fácil promover o fortalecimento de marca, pois as pessoas logo associam essas características à sua empresa.

Promova uma experiência única

Fortalecimento de marca tem tudo a ver com a experiência que seus clientes têm com sua empresa. Se a experiência é positiva, é lembrada, recomendada. Em contrapartida, se a experiência é negativa, além de perder o cliente você pode ter sua imagem manchada junto a várias outras pessoas.

Sendo assim, invista em um atendimento diferenciado, personalize o contato com seus clientes. Um bom exemplo é em relação ao lugar de preferência para se sentar em um restaurante. Se você sabe que o seu cliente prefere a janela ou o deck externo, por que não oferecer de cara essa opção? Isso demonstra cuidado, atenção, valorização.

A customização de serviços é outro fator que pode contribuir para o seu fortalecimento de marca. Cada vez mais as pessoas querem experiências exclusivas, que possam ser registradas e compartilhadas como momentos únicos. O marketing de experiência é uma ótima forma de oferecer esse diferencial, portanto, crie ambientes exclusivos, ofereça montagem de pacotes de acordo com as preferências do cliente, flexibilize seus produtos e serviços para que eles sejam exatamente aquilo que o seu cliente espera e deseja.

Conte uma história verdadeira

Grandes marcas têm histórias verdadeiras, que envolvem o público e fazem com que as pessoas desejem fazer parte dela. Sendo assim, conte sua história de uma forma envolvente, mas sem fantasiar o caminho percorrido.

Conte à sua audiência como a empresa surgiu, como e por que cresceu, quem fez e faz parte dessa história. Ilustre sua visão e missão para que seus clientes se sintam parte, compartilhe suas conquistas, comemore os êxitos e aprenda com os fracassos.

Utilize estratégias de storytelling (contação de histórias) para atrair a atenção do seu público e compartilhe esses momentos nas redes sociais, no site da empresa, no blog ou em eventos. Convide seus clientes para que façam parte dos marcos que registram o sucesso da sua empresa, como o aniversário de dez anos, a conquista de um prêmio ou a inauguração de uma nova unidade.

Gere valor para os seus clientes

Mais do que vender produtos e serviços, você deve proporcionar momentos únicos para os seus clientes. Esses momentos devem ser cheios de significado e valor. Conheça seus diferenciais e aplique-os para que os clientes se sintam bem atendidos e satisfeitos.

Compartilhe o conhecimento de mercado que você tem e ajude as pessoas a tomarem melhores decisões de compra. Crie conteúdo para alimentar seus canais de relacionamento com os clientes e esteja sempre à disposição para tirar dúvidas e responder a perguntas.

Cuide da sua identidade visual

O que você pensa de um hotel com a fachada suja, apagada ou malfeita? Ou de uma confeitaria com um stand quebrado e produtos desorganizados? O visual é a primeira forma de atrair a atenção do seu público, de fazer com que ele queira conhecer sua empresa.

Cuidar da identidade visual é fundamental para o fortalecimento de marca. Quando você tem toda acomunicação visual do seu negócio em perfeita harmonia, transmite seriedade, gera confiança e credibilidade, aumentando as oportunidades de vendas.

Amplie sua visibilidade com marketing digital

Se você quer fortalecimento de marca, precisa estar presente e ativo na internet. Quando uma pessoa precisa de um produto ou serviço, a primeira coisa que faz é abrir o buscador e digitar uma palavra-chave, como “churrascaria no Leblon”, “hotel em São Paulo” ou “onde ficar em Natal”.

A internet é a grande fonte de informações do consumidor atual, portanto, não deixe de investir em marketing online. Tenha um site bem estruturado, recheado de informações sobre sua empresa; crie um blog para compartilhar conteúdo e aumentar sua autoridade no mercado; crie diálogos nas redes sociais e mantenha um bom atendimento nestes canais; invista em links patrocinados para ganhar a visibilidade que você precisa.

Quanto mais pessoas entrarem em contato com a sua marca e apreciarem aquilo que ela representa, mais fortalecida ela ficará.

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