Muitas são as estratégias que possibilitam ao seu negócio se destacar diante da concorrência. Quando pensamos em restaurantes, algumas são básicas e já esperadas, como a arrumação, a higiene, o bom atendimento e a qualidade. Já outras, mais especiais e específicas, podem não ser tão óbvias, mas nem por isso deixam de ser muito importantes. Entre elas está a customização de produtos.

São várias possibilidades de customizar para fortalecer a sua marca dentro e fora do seu estabelecimento, ajudando a trazer mais clientes e, consequentemente, a aumentar a sua fatia de mercado.

Quer saber como isso funciona, além de obter dicas preciosas de tipos de produtos que podem (e devem) ser personalizados? Você veio ao lugar certo! Portanto, sem mais delongas, vamos a elas:

A importância da customização de produtos para o mercado

Basta olhar em volta para perceber que, mesmo em cidades pequenas, a concorrência vem crescendo. Entre marcas próprias e grandes cadeias, cada vez mais os brasileiros vem investindo e empreendendo. E o ramo alimentício, por ser algo básico — afinal, todo mundo precisa comer — acaba constando entre os preferidos e clássicos negócios.

A concorrência é grande e, por isso mesmo, é preciso estudar para oferecer diferenciais que ajudem a clientela a escolher o seu estabelecimento dentre todas as possibilidades apresentadas no entorno.

Falamos no início que o básico (qualidade, atendimento, higiene) é esperado por quem vai a um restaurante e precisa estar presente. A diferenciação dos demais aspectos, então, vai ficar a cargo de materiais e estratégias que demonstrem um cuidado extra com a sua marca.

Como a customização de produtos pode trazer clientes para o seu negócio?

A pergunta acima pode ser respondida de forma muito clara e objetiva: por meio da comunicação visual, será possível impactar de forma direta e positiva a experiência do cliente dentro do seu restaurante. Basta se colocar no lugar do consumidor indeciso para poder ter a certeza.

Provavelmente, você já esteve na situação que descreveremos a seguir: você vai a um centro ou praça de alimentação e lá escolhe um restaurante. Entre o básico e os diferenciais, acaba percebendo que a sua experiência foi fantástica e com certeza desejaria repetir e até indicar para os amigos e familiares. Porém, a memória é algo complicado e é muito provável que, depois de um tempo, a confusão tome conta e pode ser que o nome do restaurante se perca.

Portanto, quanto mais a marca estiver presente no campo de visão do cliente e em materiais que ele possa levar com ele, maiores as chances de que esse nome fique marcado para o futuro. Isso significa que a customização de produtos pode — e deve — ajudar na tarefa de fazer com que os clientes retornem, além de também fazer com que a marca do seu restaurante seja indicada, fazendo com que novas pessoas conheçam e aprovem o seu negócio.

Como as customizações diferenciam um negócio

Além disso, a customização de produtos faz com que um estabelecimento saia do patamar do óbvio para alcançar outro: o do cuidado. Você provavelmente já ouviu falar que a perfeição está nos detalhes e essa pérola de sabedoria popular não poderia estar mais certa.

Ao entrar em um bom restaurante, notamos que o esmero fica a cargo daquilo que percebemos num primeiro momento como parte do conjunto, mas que aos poucos começa a tomar forma através da personalização de produtos. Quando são feitas com qualidade, permitem a publicidade da sua marca, dos seus serviços especiais (delivery, buffet para eventos, catering), da sua participação em mídias sociais (perfis e fanpages), mensagens de marketing e contatos. Ou seja: são formas de fazer propaganda sem ter a necessidade de terceirização desse serviço.

Algumas alternativas de produtos que podem ser customizados

Agora que já foram delineadas algumas das possibilidades que podem existir na personalização de produtos para o seu restaurante, que tal conhecer algumas peças de comunicação visual que podem carregar o seu logo e suas mensagens para a clientela junto com boas comidas e bebidas?

Bandeja de degustação

Muitas empresas fazem parcerias, principalmente em momentos de alta rotatividade (alta temporada nos destinos turísticos), para apresentação de novos produtos e de marcas que constam no menu. As bandejas de degustação entram aí como uma possibilidade de fazer uma propaganda ao mesmo tempo em que oferece um mimo aos seus clientes.

Aliás, essa é uma técnica que pode inclusive ser utilizada nos momentos de maior movimento, quando podem se formar pequenas filas de espera na porta, transformando um momento normalmente estressante em algo muito mais agradável.

Jogo americano Personalizado

Quem tem um restaurante ou mesmo lanchonete sabe que a rapidez para a limpeza da mesa para os próximos clientes é ponto estratégico para atender mais e melhor. Só que isso não significa que basta colocar uma folha de papel sem nenhuma personalização, algo que pode, inclusive, dar uma aparência de desleixo ao lugar.

A partir do momento em que oferecemos uma solução personalizada, com o logo e uma boa arte, fica possível melhorar até mesmo a aparência dos pratos servidos e do restaurante como um todo. Uma aquisição fantástica!

Urna Promocional

Muitas vezes, uma boa estratégia para conquistar mais vendas é por meio do sorteio de produtos ou serviços. Só que nada mais feio do que usar uma urna sem nenhuma indicação da ação que está acontecendo, ou, pior, quando ela é feita reaproveitando uma caixa de papelão. Não falamos que a perfeição está nos detalhes? Investir em uma urna com sua marca, personalizada, é com certeza um cuidado que não vai passar despercebido pela sua clientela.

Bolachas para chopp e bebidas

Principalmente nos meses mais quentes do ano, a refrescância de uma bebida bem gelada é quase uma necessidade. Chopp quente? Nem pensar! Então, que tal investir em uma bolacha personalizada para preservar o mobiliário ao mesmo tempo em que aproveita para fazer publicidade da sua marca? Quase tão irresistível quanto o gelo estalando em um calor de 40 graus.

Portanto, aproveite a personalização de produtos para poder se diferenciar e conquistar a clientela, oferecendo o cuidado com materiais bem produzidos e que farão diferença no ambiente do seu restaurante.

Convidamos você a conhecer os jogos americanos personalizados feitos pela nossa equipe da Petink e outros tantos produtos que podem ajudar a sua marca a conquistar o merecido destaque!