Do mercado mais popular até aos mais sofisticados, é comum ter um balcão de degustação que crianças e adultos adoram. Mas, você já parou para pensar o motivo disso? O balcão de degustação é destinado principalmente a alimentos,  que fazem com que o cliente experimente o produto e compre.

Dando ao cliente em potencial um gostinho do que é o produto aumentam as chances de venda. Pode ser um tempero, um condimento ou comida. Fazendo isso 83% dos clientes acabam caindo na tentação e compram o produto sem perceber a brilhante jogada de marketing que aconteceu. Confira a seguir por que usar o balcão de degustação.

O balcão de degustação e como obtê-lo

O balcão de degustação é um ponto de experimentação colocado em diferentes PDVs (pontos de vendas) com o objetivo de promover ou lançar um novo produto. Isso pode ser em supermercados, praças de alimentação, lojas, etc.

Esta estratégia, apesar de poder ser usada em diversos segmentos de mercado, é muito comum no setor alimentício. Ela tem por objetivo (além da indução de compra) mostrar os atributos do produto perante o cliente, promover uma ação de marketing sensorial (mexer com o paladar e o olfato).

A obtenção de um balcão de degustação personalizado pode ser feita através da Petink, que oferece soluções inovadoras e adaptadas para as necessidades da sua empresa. Após a aquisição, é importante tomar alguns cuidados. Primeiramente, com relação ao armazenamento e conservação de produtos perecíveis. Depois, é necessário avaliar se o estoque disponível será o suficiente para venda. Além de definir o melhor local para aplicar a estratégia, é importante treinar os responsáveis pela divulgação.

O poder do balcão de degustação

Com a economia brasileira no estado em que está, parece difícil que alguém consiga vender alguma coisa de maneira astronômica. No entanto, é verdade que essa técnica funciona de maneira positiva.

Num mercado onde muitas pessoas ainda se decidem se levarão o produto X ou Y, um balcão aonde fala maravilhas sobre o produto X pode ser o fator decisivo. Muitas pessoas nem conheciam o produto X, porém ter um balcão com amostras grátis faz a diferença.

A estratégia na prática

A Nestlé lançou um novo tipo de sorvete que muitas pessoas não o conheciam. Para divulgar o novo produto, em cada unidade do supermercado Pão de Açúcar podia ser encontrado um balcão de degustação onde os clientes ganhavam uma amostra desse novo sorvete. Logo, muitas pessoas se interessaram pelo produto e o compraram.

Viu como funciona? Deixe os seus clientes com um gostinho de quero mais, assim eles voltarão e comprarão mais do produto. Independente do negócio que possuir sempre tenha em mente a qualidade do seu atendimento e do seu produto. O lucro, embora seja importante, não deve ser a sua única prioridade nesse momento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os balcões de degustação, não deixe de ler o artigo: 6 melhores formas de expor produtos no PDV.