Você já viu isso várias vezes: um time acaba de jogar uma partida aí corre para uma sala a fim de responder algumas perguntas em uma coletiva de imprensa. No entanto, enquanto os jogadores e a comissão técnica debatem com os jornalistas, algumas marcas aparecem em um grande painel atrás deles chamando a atenção para as logos daquelas empresas. Pois ele é o Backdrop, um tipo de material promocional bastante utilizado pelo pessoal de marketing para promover produtos e marcas, normalmente em grandes eventos.

Quer saber mais sobre o Backdrop e como ele pode ser útil em sua estratégia de vendas? Então confira!

O que é Backdrop?

Também conhecido como Painel Pantográfico ou Display Pop Up, essa ferramenta de marketing é um painel grande com uma imagem impressa, para ser usado em eventos, ações de merchandising, apresentações, coletivas de imprensa, festas e pódios entre outros.

Os painéis fixos — feitos com estruturas mais rígidas em alumínio — são aqueles que normalmente vemos nas laterais dos palcos, onde costumam também ficar os telões e uma parte da iluminação usada pelas bandas.

Já os painéis modulares são mais encontrados em cenas como aquela descrita do começo do post, nas coletivas de imprensa, onde jogadores param para falar com os jornalistas sobre a partida que acabaram de jogar e o futuro do time, pódios de competições, apresentações de empresas e até palestras.

Além desses, ainda existem os modelos Faster Displays, um tipo ideal para ambientes fechados, totalmente produzido com material super leve. Ele poe ser dobrado ele fica com cerca de 60cm x 38cm, o material é fácil de ser transportado ou enviado para o local do evento. Fora tudo isso, os Backdrops Faster Displays ainda são automontáveis, podendo ser armado com um tempo de até 5 segundos por apenas uma pessoa, tornando-o bastante prático e econômico, já que pode ser usado várias vezes em outras ações de Ponto de Venda ou no Stand.

Em todos esses casos — que, diga-se de passagem, são sempre produzidos com impressão digital com qualidade fotográfica —, a grande utilidade do Backdrop é pegar carona na cobertura feita pela imprensa e até mesmo pelo público geral daquele acontecimento. Ou seja: é a mágica do mershandising ajudando uma marca a ser divulgada.

Backdrop          Back Drop

A mágica do merchandising

É muito importante, ao pensar em usar essa peça publicitária como ferramenta de marketing, imaginar o real valor que ele pode trazer para uma determinada marca. Caso ele seja produzido para ser instalado em algum grande evento, pense nos lugares onde será mais fácil de ele ser fotografado pelas pessoas e pela imprensa.

Não deixe de aproveita-lo como aquilo que ele realmente é: uma arma de marketing e não apenas uma parede com marcas desenhadas.

Quando um Backdrop é utilizado, por exemplo, em uma sala VIP de um grande show (como o Rock in Rio), mesmo que naquele ambiente tenham 100 ou 200 pessoas, vale a pena pensar em quantas outras serão atingidas pela imagem da marca quando algumas fotos começarem a aparecer nas redes sociais ou nas revistas e jornais.

Lembre-se de que a tiragem de um jornal de médio porte pode chegar a mais de 100 mil cópias e, caso os seus anunciantes estejam aparecendo em algum lugar atrás de uma das fotos daquele exemplar, as chances de um grande público associar a marca do seu cliente com aquela celebridade ou esportista é muito boa.

O valor da publicidade indireta

Quando falamos sobre o valor de uma publicidade indireta estamos falando a respeito de quantas pessoas podem ser atingidas indiretamente pelas marcas daquele Backdrop através de imagens em jornais, revistas ou posts em redes sociais, posteriores a um determinado evento.

Como foi mostrado anteriormente, um jornal pode chegar a ter uma tiragem de até 100 mil cópias em média, mas dependendo do perfil das pessoas em um evento nas redes sociais, esse impacto pode ser bem maior. Veja como exemplo o youPix: sua fanpage do Facebook tem mais de 120 mil seguidores. Se cada uma dessas pessoas curtissem ou compartilhassem, uma foto postada em frente a um Backdrop do evento, poderíamos multiplicar ainda mais esse número pelo tanto de amigos de cada seguidor.

Cuidados que você deve ter na hora de fazer o orçamento

Apesar de já termos falado bastante por aqui sobre as utilidades e o poder do Backdrop no mershandising, sem ter algumas informações em mãos você não conseguirá produzir esse material e, sem o material, nada feito.

E como sabemos que muitas vezes os pedidos e as verbas são liberados pelo cliente em cima da hora, é bom saber algumas coisas antes de mandar fazer o seu orçamento. Vamos lá:

Como eles será usado?

O tipo de evento onde será instalado o Backdrop deverá ser levado em conta na hora de fazer um orçamento, afinal, isso poderá implicar na escolha de alguns dos modelos já citados por aqui.

Qual será o tamanho do painel?

Você já tem uma ideia do espaço que será disponibilizado para o uso desse material? Se não sabe, é bom conferir isso antes.

Ele ficará em um lugar aberto ou fechado?

Alguns painéis (principalmente os modulares e automontáveis) costumam ficar em salas e salões para visitantes; outros (como os fixos) do lado de fora, em ambientes abertos e suscetíveis ao vento, sol e chuva. Portanto, procure saber esses detalhes antes de mandar produzir o seu.

Onde será feita a entrega do material?

Saber para onde vai o material produzido pode influenciar tanto no preço da confecção quanto no prazo de entrega. Portanto, não deixe de avisar se ele deverá ser entregue em algum lugar ou se será buscando pelo cliente na empresa que o esta produzindo.

O painel pode ter algum tipo reflexo?

Se você deseja usar o Backdrop em uma coletiva de imprensa, hall de festivais ou uma sala com muita luz, usar materiais com brilho para produzir o seu painel, tais como laminação brilho ou verniz, podem atrapalhar (e muito). Isso porque, além da claridade do local, você deve imaginar que muitas pessoas costumam usar flashes na hora de tirar as fotos — principalmente os jornalistas — e isso pode refletir a luz, e ofuscar o logo do seu cliente nas impressões dos jornais ou nos compartilhamentos das redes sociais.

Como você pode ver por aqui, o que não faltam são meios de se utilizar o Backdrop como ferramenta na estratégia de marketing da sua marca. Portanto, não perca tempo, acesse a nossa página e saiba como nós podemos te ajudar a produzir o melhor painel para o seu cliente. Ah, e não se esqueça que você pode sempre contar a com a ajuda do fornecedor na hora de escolher a solução que mais combina com sua necessidade.

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer acrescentar alguma informação sobre esse tipo de peça de marketing, escreva para gente aqui mesmo na caixa de comentários!