Em tempos de crise econômica a tendência é que as pessoas cortem despesas. Logo, os restaurantes veem sua frequência cair drasticamente. No entanto, é em uma situação adversa que a empresa tem a oportunidade de se diferenciar das demais e aumentar as vendas.

Comer fora pode ser considerado um gasto supérfluo ou uma necessidade. Cabe aos donos e gestores de restaurante mostrar que esse é um benefício do qual ninguém pode abrir mão.

De que maneira? Entregando um serviço tão primoroso que faça valer a pena cada centavo gasto em seu estabelecimento. Veja o que fazer para aumentar as vendas em seu restaurante!

Capriche no atendimento

De modo geral, a maioria das pessoas costuma fazer suas refeições em determinados horários do dia. Sendo assim, se dirigem todas ao mesmo tempo para os restaurantes e, por isso, estão habituadas a alguma espera. Mas, nada mais desagradável do que ter que esperar muito por uma mesa, especialmente quando o estômago reclama e o cheirinho da comida invade o ambiente. Trabalhe para reduzir esse tempo de espera.

Outra experiência nada agradável é ter que ficar esticando o braço para chamar o garçom. Por isso, é tão importante que seu restaurante tenha garçons na quantidade adequada para atender a demanda de clientes. E que eles fiquem atentos a cada movimento do cliente. Assim, fica mais fácil saber quando sua presença é necessária.

Crie vínculos com seu cliente

Muitos clientes de restaurantes são eventuais. Estão nas redondezas por causa de uma viagem, um trabalho ou outro motivo e escolhem seu estabelecimento. No entanto, a maior parte da clientela é formada por pessoas que voltam com frequência. Faça com que elas tenham ainda mais vontade de voltar.

E, principalmente, faça com que aqueles que o visitam pela primeira vez tenham motivos para acreditar que vale a pena enfrentar o trânsito ou um caminho mais longo para terem o prazer de desfrutar de um ambiente agradável, de uma excelente comida e se sentirem especiais.

Chame o cliente pelo nome, descubra suas preferências em termos de comida e bebida, ofereça cortesias, tenha um programa de fidelidade.

Transforme sua equipe em excelentes vendedores

Não apenas os garçons, mas toda sua equipe deve ter uma postura proativa para as vendas. Afinal, o sucesso profissional de cada um está vinculado ao sucesso do restaurante que, por sua vez, significa casa cheia e muitos produtos consumidos.

Por isso, é tão importante que todos estejam preparados para oferecer os produtos da casa, para dar as informações que o cliente deseja e atender-lhes as demandas. Seus colaboradores devem ter como uma das características principais o prazer em servir.

Crie promoções atraentes

Ao criar as promoções procure pensar sob o ponto de vista do cliente: “como eu me sentiria ao tomar conhecimento dessa promoção: valorizado ou com a sensação de ser passado para trás”? Porque, muitas vezes, é essa a impressão deixada por muitas promoções por aí em que só a empresa ganha.

Promoção eficaz é aquela em que os dois lados ganham. Ah! E não se esqueça de um detalhe importantíssimo: ao pensar em promoções para atrair novos clientes, não se esqueça de valorizar também os antigos.

Lembre-se de divulgá-las nas suas redes sociais. Vale ressaltar que as mídias sociais devem conter sempre conteúdos relevantes para os seus clientes.

Cuide da comunicação visual de seu restaurante

Saiba que o ponto de venda, ou seja, o espaço físico de seu restaurante, pode contribuir (e muito!) para aumentar as vendas. Isso se ele for orientado para tal. Como fazer isso?

Usando a comunicação visual na dose certa, considerando a linguagem, tamanho, cores. Ao mesmo tempo em que cria uma identidade para sua empresa, as peças comunicam seus valores, sua proposta de negócio.

Totens automontáveis e cavaletes com campanhas promocionais,  são elementos que trazem identidade visual e chamam a atenção para uma promoção, um produto, um benefício para o cliente.

Uma excelente sugestão de estratégia de comunicação visual é o uso de jogos americanos personalizados que decora e protege superfícies onde acontecem as refeições, possuindo também um efeito um efeito divulgador de imagens, marcas e mensagens. É uma opção moderna e criativa para propagar a sua identidade visual ou promoções.

Aumentar as vendas

Agora que você já conhece algumas dicas para aumentar as vendas do seu restaurante, não se esqueça de deixar seu comentário com suas dúvidas e experiências.